Noticias - Portalinformenews📰
Quinta, 19 de Setembro de 2024
Ola Mundo!


Zelensky aumenta pressão sobre os aliados em busca de mais armas para repelir forças da Rússia

presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participa no primeiro dia do 50º Fórum Ambrosetti 'Inteligência sobre o mundo Europa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou nesta sexta-feira (6) a Cernobbio, no norte da Itália, onde participará de um fórum econômico, depois de uma visita pela manhã à Alemanha, onde pediu “mais armas” a seus aliados. Zelensky, que participou horas antes de uma reunião com o chanceler alemão Olaf Scholz, tem previsto um encontro com Giorgia Meloni, que deve chegar ao fórum “The European House – Ambrosetti” em Cernobbio no sábado. “Precisamos de mais armas para repelir as forças russas”, insistiu Zelensky na base aérea de Ramstein, no oeste da Alemanha. O presidente ucraniano também fez um apelo para que os aliados cumpram seus compromissos. “O número de sistemas de defesa aérea que não foram entregues é significativo”, criticou. “Precisamos ter esta capacidade de longo alcance, não apenas no território ocupado da Ucrânia, mas também no território russo”, disse, o ucraniano, solicitando o fim das restrições ao uso de armas ocidentais de longo alcance para atacar alvos dentro da Rússia.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A reunião foi organizada pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, que aproveitou o evento para anunciar que Washington concederá uma nova ajuda militar de 250 milhões de dólares (1,39 bilhão de reais) a Kiev. A nova ajuda militar americana incluirá munição para lançadores de foguetes de precisão HIMARS, munição de artilharia e armas antitanque e antiaérea, informou uma fonte do Departamento de Defesa americano que pediu anonimato. O primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, que se opõe à ajuda ocidental à Ucrânia para se defender da agressão russa, também participará do fórum. Uma conversa entre Orban e Zelensky ainda não está confirmada, mas o húngaro disse que “é claro” que se encontraria com o presidente ucraniano em Cernobbio, se surgisse a oportunidade.

A reunião na Alemanha coincide com o avanço das tropas russas no Donbass, a bacia de mineração do leste da Ucrânia, parcialmente controlada por separatistas pró-Rússia. O presidente russo, Vladimir Putin, lembrou na quinta-feira que a captura desta região é o “objetivo prioritário” de Moscou. A Ucrânia, invadida por Moscou desde fevereiro de 2022, enfrenta avanços consideráveis das tropas russas no Donbass, região leste do país, e bombardeios devastadores com frequência. O ataque mais recente aconteceu na terça-feira em Poltava, na região central da ex-república soviética, e deixou 55 mortos e mais de 300 feridos.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo


Noticias do mundo

Voltar

InícioInício

Portalinformenews📰 Copyright © 2024
Criado por:  Nandosp